U T A P

 

Renegociação de Contratos de PPP

 

Estruturação de Projetos Públicos

 

Assessoria Juridico-Financeira

 

Sistema de reporte de PPP e concessões

 

Apoio ao processo orçamental

Comissões de renegociação de contratos de PPP e concessões

Nos termos do Decreto-Lei n.º 111/2012, de 23 de maio, o Coordenador da UTAP, após indicação dos membros do Governo responsáveis pela área sectorial do projeto em causa e pela área das Finanças, designa os membros que deverão integrar as comissões de negociação relativas a contratos de PPP. As comissões são, por regra, constituídas por uma maioria de consultores da UTAP, em representação do Ministério das Finanças, e contam ainda com o apoio técnico de outros elementos da Unidade. Assim, as tarefas de consultoria jurídico-financeira no âmbito das comissões são tipicamente realizadas por agentes do sector público, mais concretamente por técnicos da UTAP, sendo o recurso a consultores externos verdadeiramente excecional.

 

Mediante solicitação expressa das tutelas sectoriais e das finanças, a UTAP integra também outras comissões de negociação, de que são exemplo as comissões criadas para renegociar os contratos de concessão do sector portuário.


A 31 de julho de 2014, a UTAP encontrava-se a participar ativamente nas seguintes comissões de renegociação de contratos:

 

1 – Contratos rodoviários (exSCUTs, concessões do Norte e da Grande Lisboa e subconcessões da
      EP)
2 –
Concessão Brisa
3 –
Concessão Lusoponte
4 –
Concessão Fertagus
5 –
Concessão MST
6 –
SIRESP
7 –
Terminal XXI, Porto de Sines
8 –
Contratos de concessão do sector portuário referentes aos portos de Leixões, Aveiro, Lisboa e
     
Setúbal