Reativação do Cais da Siderurgia Nacional (Terminal do Seixal)

Por despacho do gabinete do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, constituiu-se em 2013 o Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado ("GT IEVA"), que teve por objectivo definir um conjunto prioritário de projetos e recomendações que, nos próximos sete anos, contribuam para potenciar a competitividade da economia nacional e do tecido empresarial, bem como a coesão territorial.

Neste âmbito o projecto de reativação do Cais da Siderurgia Nacional (ou Cais do Seixal) foi elencado dentro dos 30 projetos de infraestruturas prioritários para o país, mais concretamente, em 28.º lugar. Os objetivos principais do investimento são, por um lado, potenciar a melhoria de ligações intermodais consideradas insuficientes com outros portos e, por outro lado, potenciar a melhoria de ligações consideradas insuficientes com plataformas logísticas região e com parques industriais da área de Lisboa. De acordo com as estimativas do GT IEVA, o investimento necessário para a reativação do cais é de 6 milhões de euros e os trabalhos deverão estar concluídos em 2016.

Por pedido expresso do Ministério da Economia e do Ministério das Finanças, um consultor da UTAP está a prestar apoio técnico no desenvolvimento dos trabalhos conducentes à reativação desta infraestrutura, que estão a ser realizados por um grupo de trabalho interministerial nomeado para o efeito.